1990-1981

1981

Nas primeiras épocas futebolísticas da década de 80 assistiu-se a uma certa tendência para se acentuar o peso das áreas urbano-industriais do Norte Litoral nas principais Divisões do futebol português, particularmente dos distritos do Porto e Braga, ao mesmo tempo que se reduzia a importância do interior Norte e Centro. 

Depois de um período (pós-25 de abril de 1974) em que surgiram clubes de áreas geográficas menos desenvolvidas, como o interior Norte e Centro, bem como o Alentejo, tudo voltou a uma certa normalidade nos anos 80, com a hegemonia das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. As áreas industriais também perderam a sua influência (CUF, Barreirense, Montijo desceram de Divisão) em detrimento de áreas de intenso ritmo de construção civil (Estoril e Amora). A construção civil, juntamente com o sector imobiliário, começavam a desempenhar um papel decisivo no financiamento e gestão dos clubes de futebol.

Na região do Porto afirmavam-se clubes com ligações a pequenos núcleos urbanos, com predomínio do têxtil, como Vila do Conde, Famalicão, Santo Tirso e Penafiel. Os meios operários continuaram a ser propícios ao estímulo da prática do futebol, o que se devia à inexistência de outras alternativas de lazer e desportivas, e ao facto do futebol surgir como um meio de ascensão económica e social. Começou a acentuar-se a dimensão do futebol-espetáculo, com um controlo cada vez maior dos clubes-empresa por parte de grupos de interesse, que pouco ou nada têm a ver com a gênese do futebol, cuja origem e desenvolvimento se deveu às coletividades. (in Jorge Gaspar, Transformações recentes na geografia do futebol em Portugal).

Estreia da Seleção Nacional Feminina portuguesa num jogo particular com a congénere de França.  

União de Coimbra vence o Campeonato Nacional da III Divisão, batendo o Elvas na final por 3-1.


1982

Em atualização. 


1983

Continua o processo de criação da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, cuja institucionalização definitiva seria em 1988.

25 de fevereiro – A Assembleia Geral da AFC (Acta nº 79) reconhece mais 14 Sócios de Mérito: 223. Vitor José Domingos Campos (jogador); 224. Fernando Adelino da Silva Mendes; 225. António Alberto Azevedo Vilela; 226. João Marques Duarte; 227. António João da Costa Machado; 228. Américo Simões Rodrigues; 229. Acácio Henriques Graça; 230. António Ramos Vasconcelos; 231. Alípio Marques Pereira; 232. Patrocínio Mendes Machado; 233. Mário Alberto Domingos Campos (jogador); 234. Antonino de Moura Antunes (diretor AR Casaense); 235. José Roque Assileiro; 236. José Figueira das Neves.


1984

Associação Académica de Coimbra fica em terceiro lugar no Campeonato da II Divisão e retorna ao convívio dos “grandes”. 

27 de janeiro – A Assembleia Geral da AFC reconhece o seu 14º Sócio Honorário: 14. Dr. Guilherme Gonçalves de Oliveira.


1985

18 de outubro – A Assembleia Geral da AFC (Acta nº 86) reconhece mais 21 Sócios de Mérito: 237. Cristiano Ribeiro de Sousa (dirigente do Praia da Leirosa); 238. Henrique Graça (dirigente do União e Comissão Regional de Árbitros); 239. Joaquim Mota Gomes (dirigente do Ameal); 240. Manuel de Jesus (dirigente do Sporting C. de Coimbra); 241. Manuel Luis dos Santos Veigas (dirigente do GD Sourense); 242. Juan Francisco Calichio (treinador – 1º a receber); 243. Raul Jorge Gomes de Pinho (treinador – 2º); 244. António Carvalho Miraldo (jogador); 245. António José Lino Vala (jogador); 246. António Manuel Feliz da Fonseca (jogador); 247. António d’Oliveira Rodrigues; 248. Apolino Ferreira Simões (jogador); 249. Arlindo dos Santos e Castro (jogador); 250. Carlos Carvalho Ferreira (jogador); 251. David Santos Almeida (jogador); 252. Emiliano Simões França (jogador); 253. Fernando José Paiva Coelho (jogador); 254. José Manuel Dias Miranda (jogador); 255. Miguel Ferreira da Silva (jogador); 256. Pedro José do Carmo Lopes (jogador); 257. Sebastião Pedro Simão (jogador).


1986

Boavista FC vence o primeiro campeonato nacional de futebol feminino, superiorizando-se ao longo das primeiras dez edições da prova. 


1987

Alargamento da I Divisão a 20 clubes. 

27 de março – A Acta nº 87 da Assembleia Geral da AFC reconhece Eurico Pedro Dias como sócio fundador, passando a ser 19 os sócios fundadores. 


1988

Caso N’Dinga opõe Associação Académica de Coimbra e Vitória de Guimarães, com os “estudantes” a alegarem que o jogador nigeriano estava mal inscrito quando foi utilizado no jogo entre as duas equipas. O Conselho de Disciplina da FPF deu razão aos minhotos, inviabilizando a pretensão da Académica, que sem esses dois pontos se viu relegada à II Divisão. A AFC constituiria um dossier com todo este polémico processo. 

8 de setembro – As associações de futebol distritais vêem-se forçadas a reduzir custos e financiamento aos clubes devido à diminuição nas receitas das Apostas Mútuas Desportivas, por decisão do Governo.


1989

17 de junho – A Assembleia Geral da FPF aprova a criação da II Divisão de Honra. 

17 de novembro – A Assembleia Geral da AFC reconhece mais um Sócio de Mérito, o primeiro fora do âmbito desportivo: 258. Fernando Marques (“Formidável”), Repórter Fotográfico.


1990

Em atualização.