A Federação Portuguesa de Futebol promove esta quinta-feira, 5 de março 2020, uma ação de formação sobre o coronavírus destinada a todos os clubes que participam nas competições nacionais.

A iniciativa da FPF, através da Portugal Football School e da Unidade de Saúde e Performance, conta com o envolvimento das Associações Distritais e Regionais e com a colaboração do Sindicato de Jogadores (SJ), Associação Nacional de Treinadores (ANTF) e Associação Portuguesa de Árbitros (APAF).

A ação de formação realiza-se na quinta-feira por videoconferência difundida para todos os clubes que através de um link podem acompanhar a sessão live stream. A ação de sensibilização será dirigida pelo médico especialista de saúde pública e pós-graduado em Medicina Desportiva, prof. dr. Romeu Mendes.

O Sindicato, a ANTF e APAF vão distribuir por toda sua base de dados o vídeo da ação de modo a que todos os jogadores, treinadores e árbitros tenham acesso a informação credível sobre o coronavírus.,

A FPF tem promovido junto dos seus associados e clubes todas as recomendações indicadas pela Direção Geral de Saúde para a prevenção do coronavírus.

Além da adoção de medidas de higienização, deverão ser implementadas medidas preventivas na organização dos jogos bem como garantir os procedimentos necessários face a qualquer sinal de alerta.

A crescente propagação do coronavírus coincidindo com a realização da Algarve Cup já tinha levado a FPF a disponibilizar os seus meios e a montar uma operação de sensibilização e acompanhamento das seleções presentes no torneio de futebol feminino. Desde o momento em que chegaram a Portugal, as sete comitivas estrangeiras têm sido seguidas e apoiadas por elementos da Unidade de Saúde e Performance da Federação.