COMUNICADO
Coimbra, 9 de abril de 2020


Neste momento penoso a nível mundial em que a humanidade sofre e se debate contra um inimigo invisível, temos de unir esforços e mostrar o poder que o futebol tem como promotor de saúde, fraternidade e de solidariedade.

É agora o momento de todos disciplinadamente seguirmos as regras que as entidades de saúde nos vão comunicando e que o Governo nos exige.


É fundamental, nesta fase, recolhermos aos nossos lares, privando-nos do convívio que tanto apreciamos, em defesa de um bem maior, da nossa saúde, dos nossos familiares, dos nossos atletas e de todos os amantes e simpatizantes do futebol.

A AF Coimbra apela a todos para que permaneçam em casa e redobrem esforços para que rapidamente consigamos recuperar a nossa confiança e alegria de viver.


As Associações distritais e regionais reuniram com a FPF, por vídeo conferência, no dia 8 de abril 2020 para análise do impacto da pandemia Covid 19 no futebol sénior não profissional.

A FPF e as associações entendem que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que os clubes possam retomar a atividade, bem como treinar e competir em segurança.


Estas circunstâncias impedem o normal funcionamento e decurso das competições, sendo imprevisível antever quando tais condições de saúde pública estarão reunidas durante esta época desportiva.

Assim, a Direção da AF Coimbra delibera:

- Dar por canceladas e concluídas, sem vencedores, as suas provas e competições seniores de Futebol e Futsal que se encontram nesta data suspensas.
- Delibera ainda que sobem da 1.ª Divisão à Divisão de Honra, futebol, os clubes que se encontravam nos lugares de acesso na data em que foi determinada a sua suspensão, não havendo descidas da Divisão de Honra à 1.ª Divisão nas provas distritais de seniores.
- A FPF continuará a estudar com as Associações Distritais e Regionais os moldes em que decorrerão as competições nacionais não profissionais na época 2020/2021, equacionando, tal como era nossa pretensão, a possibilidade de subida dos representantes distritais aos campeonatos nacionais.


Nenhuma deliberação a tomar seria boa para os agentes desportivos e para o saudável desenrolar das competições, todavia, a AF Coimbra entende ser esta a solução adequada.

Não sendo esta uma solução que possa agradar a todos, lembramos que ninguém aprova a Pandemia do Covid 19 e que devemos manter-nos unidos na luta para que rapidamente tudo volte à normalidade e com mais força.


Com as melhores Saudações Desportivas,

Horácio Antunes

Presidente da Associação de Futebol de Coimbra