A final da Taça de Portugal Placard entre o SC Braga e o SL Benfica vai realizar-se em Coimbra. O encontro decisivo da 81.ª edição da prova está marcado para 23 de maio no Estádio Cidade de Coimbra que, assim, é palco pela segunda vez e consecutiva da final da prova.

Coimbra vai receber igualmente a final da Taça de Portugal feminina, a disputar no dia 12 de junho, bem como o último e decisivo jogo do Campeonato de Portugal, a 6 de junho.  

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, manifesta o seu agrado por Coimbra ser anfitriã desta ‘cimeira’ do futebol português: “O evento é bem-vindo a Coimbra! É mais um estímulo para não desistirmos e continuarmos a acreditar em melhores dias. Acolher um jogo tão marcante como a final da Taça de Portugal, tal como aconteceu em agosto passado, enche-nos de responsabilidade e satisfação, especialmente nesta fase em que devemos recriar esperança e evidenciar às pessoas que continua a haver energia para promover acontecimentos mesmo nestes tempos difíceis que vivemos”.

O autarca sublinha tratar-se de “uma mensagem de motivação e esperança para todos os nossos concidadãos que assim podem acompanhar um evento que congrega as pessoas para três competições nacionais”.

Manuel Machado “gostaria que o espetáculo fosse aberto o público e ver um estádio cheio de público, de energia e de alegria. Mas não temos poderes para determinar isso, sendo preponderantes as recomendações da Direção Geral da Saúde que devemos sempre respeitar”.

O presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Horácio Antunes, mostra-se grato pela escolha da FPF: “Quero em meu nome e da AF Coimbra e em conjunto com a Câmara Municipal e a Académica OAF congratular-me pelo facto de a FPF nos ter escolhido para a realização das finais da Taça de Portugal e do Campeonato de Portugal”.

Sobre as finais da Taça de Portugal, o líder associativo sublinha a “enorme honra poder receber a festa do futebol português, aquela que atrai multidões e que faz com que este evento desportivo se transforme numa festa nacional”. Reportando-se à decisão que já conhece finalistas, o dirigente refere que Coimbra “irá certamente desfrutar com o SL Benfica e o SC Braga de uma sã e alegre convivência desportiva”.

Também Horácio Antunes espera que “já possa haver alguma abertura a público por essa altura” ao mesmo tempo que observa que “ficando Coimbra geograficamente no meio do País, é um ótimo local para receber os visitantes que disputarão as finais das três competições”.

Pedro Roxo, presidente da Associação Académica de Coimbra/OAF, destaca: “Sentimo-nos honrados de ter novamente a final da Taça de Portugal no nosso estádio. A opção por Coimbra demonstra a nossa capacidade de nos associarmos aos grandes eventos e a excelência das nossas instalações. É um orgulho receber a prova rainha no nosso estádio e estou certo que toda a cidade se unirá em torno desta organização”.