Devido ao plano de reestruturação do terceiro escalão, a FPF informa que o Campeonato de Portugal em 2020/2021 vai ser disputado por 96 equipas: duas vindas da II Liga, 70 que permanecem, 20 que ascendem das competições regionais e 4 novas equipas B.

O que significa que o CD Carapinheirense, líder isolado da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra na data do cancelamento da prova devido à Pandemia Covid-19, é um dos emblemas promovidos.

Com a promoção do CD Carapinheirense ao Campeonato de Portugal abre-se uma vaga na Divisão de Honra, que será ocupada pelo Ac. Gândaras, 3.º classificado da 1.ª Divisão da AF Coimbra.

No futebol feminino, numa fase particularmente crítica em que está em risco o que foi conseguido na modalidade nos últimos 5 anos, a FPF entendeu aumentar a Liga BPI de 12 para 20 clubes, o que permitirá apoiar diretamente quase o dobro das jogadoras portuguesas, muitas delas ativas em seleções nacionais de diferentes escalões.

Assim, além dos 12 clubes que competiram na Liga BPI em 2019/20, participarão em 2020/21 também os 8 vencedores de série do Campeonato da II Divisão Nacional Feminino.

Com esta decisão, a equipa feminina do Clube Condeixa garante a participação na Liga BPI 2020/2021.

A Direção da AF Coimbra congratula-se com a participação do CD Carapinheirense no Campeonato de Portugal e do Clube Condeixa, na Liga BPI, bem como com a subida do Ac. Gândaras à Divisão de Honra da AFC, na temporada 2020/2021.