No âmbito destas comemorações e dos trabalhos preparatórios para as mesmas, parecia-nos essencial perceber o vasto espólio existente na Associação, avançando por isso na identificação da documentação e de outros materiais existentes no seu seio, com cariz e valor histórico. 

A AFC conta com um acervo bastante relevante, como este catálogo demonstra, reflexo da sua história e relações institucionais, quer com quem lhe deu origem e corpo desde 1922 (os clubes do distrito de Coimbra), quer com a instituição que representa o futebol português no seu todo (Federação Portuguesa de Futebol), quer com um vasto leque de outros agentes do futebol, do desporto e da sociedade em geral, a nível local, regional, nacional e internacional. 

Em quase cem anos de história, foram certamente milhares e milhares de documentos trocados pela AFC com todas estas instituições, num labor diário, muitas vezes quase invisível, mas fulcral para o desenvolvimento do futebol no nosso distrito e em Portugal. 

Ao longo das décadas fomos recebendo documentos e muitos materiais, e fomos assinalando a nossa história em livros de atas, construindo um caminho e uma história que muito nos orgulha.

Livro AFC Acervo - Miolo.pdf