O Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra foi pequeno para a homenagem a Éder promovida pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Associação de Futebol de Coimbra.

O avançado da Seleção Nacional,que assinou o golo da vitória de Portugal na final do Europeu, em França, lembrou José Barros, o antigo chefe do departamento médico da Briosa e enviou “um grande beijinho à Dra. Graça” [esposa do falecido José Barros, presente na cerimónia]. Éder agradeceu “tudo o que o Dr. Barros fez por mim”, acrescentando, com visível emoção, “um beijinho enorme para ele”.

A cidade do Mondego entrou, depois, na intervenção do homenageado que agradeceu à cidade “por me ter acolhido quando vim para cá, à instituição Lar ‘O girassol’, ao Adémia, ao Tourizense, à Académica, por me terem dado a oportunidade de me formar, enquanto jogador e enquanto homem”. Éder vive “muito orgulhoso” e tudo o que conseguiu atingir até hoje, “mesmo nesta final, o golo, foi por vocês”, afirmou de pé, com o cachecol da Associação de Futebol de Coimbra ao pescoço.

“Nesta cidade ri, sofri, tive muitas alegrias, também chorei, mas estou muito orgulhoso por fazer parte da história desta cidade, e vou continuar a dar o meu máximo para poder elevar o nome de Coimbra e ter-vos todos no coração. Muito obrigado”, disse.

Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, expressou a sua admiração pelo facto de Éder nunca esquecer os irmãos que conheceu na escola e no Lar O Girassol, salientando que “é esta forma de encarar solidariamente a vida vivida, de forma construtiva, que eu e nós queremos publicamente enaltecer e também o Lar O Girassol pelo trabalho notável que faz ao criar cidadãos e cidadania”.

Horácio Antunes, presidente da Associação de Futebol de Coimbra, fez questão de endereçar os parabéns ao jogador: ”O Salão Nobre dos Paços do Concelho é um local magnífico para a realização desta cerimónia. Obrigado Éder pelo golo mais importante da história do futebol português. Aproveito ainda para felicitar o Cédric e o Adrien, que também passaram pela Académica e sagraram-se campeões da Europa”, acrescentou o dirigente.

A Mesa de Honra da homenagem foi composta pelo presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Luís Marinho, o vereador do Desporto da CMC, Carlos Cidade, o presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Horácio Antunes, o vice presidente da Associação Académica de Coimbra, Miguel Franco, o presidente da Associação Desportiva e Cultural da Adémia, Jorge Carvalho, e o presidente da direção da instituição de solidariedade social Lar O Girassol, João Mascarenhas.

Natural da Guiné-Bissau, Éder chegou a Portugal com três anos, mas devido às dificuldades financeiras dos pais veio para Coimbra, aos 10 anos, para uma instituição social do concelho, o Lar “O Girassol”, em Alcarraques, na Adémia. Foi lá que cresceu e deu os primeiros toques na bola. A sua paixão pelo futebol levou-o à Associação Desportiva e Cultural da Adémia, onde iniciou o seu percurso desportivo, competindo nas distritais. Fez-se notar com rapidez, pelos golos que marcava, e pela personalidade alegre e positiva.

Do Adémia, seguiu para o Oliveira do Hospital, depois para o Tourizense até finalmente chegar, com 20 anos, à Académica de Coimbra. Éder estreava-se assim no futebol ao mais alto nível, na época 2008-2009, sob o comando de Domingos Paciência. Da Académica seguiu para Sporting Clube de Braga, onde teve um dos melhores períodos da sua carreira, e depois para o inglês Swansea City, jogando atualmente no campeonato francês, com a camisola do Lille.

A sua estreia na Seleção Nacional aconteceu em 2012, no jogo Portugal – Azerbaijão, de qualificação para o Mundial de 2014.

Ontem, teve uma tarde memorável em Coimbra. Recebeu a Medalha de Mérito Desportivo e “goleou” na amizade.